VINTE OITO ANOS DE MERCADO

A empresa possui uma equipe multidisciplinar de aproximadamente 140 profissionais, composta por engenheiros e técnicos de quatro áreas de conhecimento da engenharia: produção, mecânica, elétrica e software.

VALUE PROPOSITION

O nosso Value Propostion é integrar tecnologias de ponta para viabilizar projetos que aceleram a sua produtividade. Para entregar este resultado nosso Daily Business é dividido em quatro atividades principais: gestão da inovação, pesquisa, consultoria e implantação de sistemas.

Gestão da Inovação

A gestão da inovação na SPI é constituída por 8 elementos: drivers de inovação, estratégia de inovação, gestão de RH, gestão do conhecimento, capacitações dinâmicas, geração de ideias, priorização e implementação. O ciclo de operação desta metodologia foi pensada visando auxiliar a SPI no entendimento e desenvolvimento de suas capacitações dinâmicas.

Tal desenvolvimento objetiva melhorar a detecção e captura de novas possibilidades de serviços por meio da investigação regular dos drivers de inovação e pela prática da gestão do conhecimento na realização de lições aprendidas em projetos executados.

Pesquisa

No time de pesquisa temos dois pós doutourandos, três doutorandos e dois mestrandos. Este time estuda sobre a Revolução 4.0, Cidades Inteligentes, Sistema de Gestão da Inovação, Transformação Digital, Inteligência Artificial, Otimização Digital e Materiais Avançados. Os produtos dessas pesquisas são alimentados e compartilhados de quatro formas: aulas, livros e artigos, trabalhos em laboratórios e projetos experimentais.

Aulas, seminários e workshops

Os membros da equipe de pesquisa da SPI são professores convidados da USP, UNINOVE, MAUÁ, palestrantes e organizadores de diversos eventos de difusão de conhecimento.

SETRM&

Seminários na USP dedicado a discussão sobre a implantação da rastreabilidade digital de medicamentos no Brasil.

FRONTIER TALKS

Workshops abertos na SPI focados na discussão sobre os impactos setoriais das tecnologias da Indústria 4.0.

DEEP DIVE 4.0

Workshops customizados na SPI, organizados em conjunto com o INSPER, dedicados à discussão sobre tecnologias da Indústria 4.0.

TALKS FOR TOMORROW

Workshops online customizados, organizados pela SPI e seus parceiros, dedicados à discussão sobre desafios individuais na jornada 4.0.

Livros e Artigos

É prática da equipe o desenvolvimento de artigos científicos e capítulos para livros. Contribuições de destaque são para as publicações: Automação & Sociedade. Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil em 2018 e Governança Digital 4.0 em 2019.

Automação & Sociedade. Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil

“É impossível ficar indiferente após a leitura de Automação & Sociedade. A ruptura dos velhos paradigmas, proporcionada pela Quarta Revolução Industrial, provoca mudanças que afetam desde o cotidiano do cidadão até o modelo de desenvolvimento das nações.”

Pedro Passos é empresário, cofundador e membro do conselho de administração da Natura Cosméticos

Saiba Mais

Governança Digital 4.0

“De forma clara e direta, mostra a importância da governança em um mundo digital, ágil e rápido na toma de decisões. Leitura obrigatória para os gestores das empresas, sejam os responsáveis diretamente pelas organizações de TI, sejam os executivos que utilizam tecnologias digitais para gerar valor para suas operações. Em resumo, todos os executivos! Boa leitura!”

Cezar Taurion é empresário, colunista da CIO Magazine e Computerwold Brasil

Saiba Mais

Laboratórios

Os membros da equipe colaboram com diversos laboratórios das principais universidades do país. A SPI co-liderou com a Siemens a estruturação do primeiro laboratório de manufatura digital do país, dentro da FEI inaugurado em 2016. Primeiro Laboratório de Manufatura Digital do Brasil, o Lab da FEI recebeu PACE Laboratory Award, por uma comissão formada pela GM, Siemens, Autodesk, Oracle e Hewlett Packard.

Desde 2014, a SPI participa ativamente para o desenvolvimento do laboratório Saúde Conectada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Projetos Experimentais

Os membros da equipe possuem participação ativa em vários grupos de trabalho e em projetos inovadores, dedicados a democratizar os conceitos e tecnologias da Revolução 4.0.

Projeto de Robótica Colaborativa, feito com design da Mauá, com o objetivo de auxiliar o maestro João Carlos Martins na regência de espetáculos.

Projeto de Transformação Digital, idealizado e liderado pela SPI, com o propósito de democratizar os conceitos da indústria 4.0 com a sociedade brasileira, por meio da sua maior manifestação cultural.

Prova de Conceito da viabilidade de aplicação de tecnologias da Revolução 4.0 para auxiliar no combate ao Covid-19.

Consultoria

O desenvolvimento exponencial simultâneo das tecnologias do mundo físico, digital e biológico, na Revolução 4.0, criou múltiplas oportunidades de inovação. A SPI possui experiência teórica e factual na condução de processos de consultoria em transformação digital, que possuem como objetivo ajudar empresas a se tornarem 4.0. Neste processo de transformação, em que os limites entre a estratégia de inovação e de tecnologia são difusos, a SPI contribui amplamente de diferentes formas.

No alinhamento das estratégias corporativa, de inovação, de tecnologia e RH.

Na identificação de alternativas de soluções em diferentes graus de maturidade.

Com a construção de uma análise de retorno sobre os investimentos.

Na elaboração do roadmap para execução da transformação.

Na viabilização da execução de projetos com alto grau de incertezas.

Na realização de pilotos para transferência de conhecimento.

Implantação

A SPI possui uma sólida experiência na implantação de projetos de integração de Automação Industrial, Robotização e em aplicações de Digital Technology. Nossos projetos são executados com ampla colaboração e transparência com os nossos clientes. Suportado pela nossa plataforma de projetos PMtoolbox. O PMToolbox consiste em um software aplicativo em plataforma web composto por uma estrutura integrada de ferramentas e boas práticas para suporte ao gerenciamento de projetos e portfólio da SPI.

Desenvolvido com o principal objetivo de gerar uma visão estratégica e integrada dos projetos, permite o monitoramento, controle e suporte à tomada de decisões em relação aos projetos e ao portfólio.

O PMtoolbox tem como premissa uma abordagem tático–estratégica, com foco nos processos de governança dos projetos.

Monitoramento dos principais KPIs destes, gráficos de tendências, comparativos e de status, relatórios customizados, dashboards de projetos e portfólio

ESTRUTURA OPERACIONAL

A SPI possui uma estrutura horizontalizada de suporte à implantação dos projetos, composta de dois centros de engenharia, um em São Paulo e outro no Rio Grande do Sul, além de um laboratório de Simulação Digital e uma área para buyoff de equipamentos.

POLÍTICA DA QUALIDADE

O propósito da SPI é prover soluções em automação industrial e tecnologia da informação. O objetivo é satisfazer nossos clientes por meio do atendimento aos requisitos especificados, normativos e legais quanto à qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, capacitando nossos colaboradores e mantendo um bom ambiente de trabalho.

Missão

O Grupo SPI é formado por empresas de engenharia focadas em soluções de automação industrial, sistemas de informação e tecnologia de ponta. A indústria é nosso principal cliente. O Grupo SPI busca levar soluções, que aumentem a produtividade de seus clientes e que gerem valor aos sócios.

Visão

Ser o Grupo de empresas de automação de maior confiança da indústria brasileira, de nossos colaboradores e sócios.

Valores

Cliente satisfeito; Segurança no ambiente de trabalho; Qualidade em tudo que fazemos; Pessoas comprometidas e realizadas; Comportamento ético; Promover a inovação e ser aberto para novas ideias; Respeito pelas pessoas; Promover o espírito empreendedor de seus colaboradores.

CERTIFICAÇÕES

A SPI é certificada pela ABNT nas seguintes conformidades: Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, Gestão Ambiental e Gestão da Qualidade.