A SPI mantém desde 2009, uma equipe atuando em pesquisa, consultoria e implantação de projetos ligados à rastreabilidade de medicamentos

RASTREABILIDADE DE MEDICAMENTOS

A implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), definida pela Lei 13.410/16, tem como objetivo mitigar os riscos de comercialização de medicamentos falsificados ou abaixo do especificado. Um amplo projeto de integração horizontal digital, de profundo interesse do setor farmacêutico e fonte de aprendizado para múltiplas cadeias.

Pesquisa

A SPI participa ativamente do desenvolvimento das pesquisas relacionadas ao SNCM. O esforço da SPI em fomentar os avanços da tecnologia farmacêutica no Brasil, foram reconhecidos pela Academia de Ciências do Brasil, no formato da láurea “João Florentino Meira de Vasconcellos de Inovação Farmacêutica” conferida ao nosso CTO.

SETRM&

Os pesquisadores da SPI foram responsáveis pela criação do SETRM& em 2014, quer saber o que aconteceu no último SETRM&? Acesse este link.

Piloto do SNCM do HCFMUSP

Os pesquisadores da SPI foram responsáveis pelo piloto, realizado em conjunto pela LIBBS e HCFMUSP, para validação do desenho da dinâmica operacional atual do SNCM.

Produtividade em Warehouse

A equipe de pesquisa da SPI está colaborando com o IMT no desenvolvimento de equipamentos para suportar as atividades ligadas ao SNCM no Warehouse.

Consultoria

À medida que se aproxima do fim do ano, os detentores precisam ter a segurança de contar com um plano robusto para reportar para a Anvisa. A SPI possui uma engenharia multidisciplinar com a capacidade necessária para formular e apoiar no gerenciamento de um plano holístico de implantação do SNCM. A nossa oferta cobre as questões de planejamento de implantação, mudanças de processos, tecnologias necessárias, equipamentos de chão de fábrica, gestão integrada de projeto e recursos.

Integração Vertical e Horizontal

Em 2009, fomos responsáveis pela implantação do IBM InfoSphere Traceability Server (ITS) no laboratório da IBM. Em 2013 montamos o primeiro laboratório de SAP Auto-ID Infrastructure (AII) no Brasil. Em 2015 nos tornamos parceiros da TraceLink. A somatória da sólida experiência da equipe da SPI em projetos turnkey e nas tecnologias usadas no SNCM viabilizou a construção de uma oferta sólida de consultoria. Entre as empresas que acreditaram na equipe de consultoria da SPI estão a AbbVie e Halexistar.

Implantação

A SPI foi responsável pela implantação do sistema de rastreabilidade para atender a Roche e P&G em 2015, durante a primeira fase de pilotos da Anvisa. Nesta etapa, anterior à alteração da regulamentação, que ocorreu em 2016, a SPI contribuiu ativamente com as discussões sobre a implantação da rastreabilidade de medicamentos nos grupos de trabalho do Gs1 Brasil, Sindusfarma e Gs1 Brasil – atividades que foram retomadas agora, com o objetivo de compartilhar conhecimento sobre os do’s e don’ts da implantação.

Turnkey Projects

Após a mudança da regulamentação, a SPI se dedicou a apoiar a TraceLink nas implantações nos Estados Unidos com objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre processos operacionais e sobre a tecnologia aplicada por ela, tendo concluído com sucesso a implantação em dezenas de farmácias e hospitais. Nesta nova fase de projetos pilotos, a SPI foi parceira da Eurofarma e SeaVision em parceria com a Anvisa. A SPI também presta o serviço de CKD de montagem de equipamentos para empresa Jekson Vision.